
Elias é um batalhador do nosso esporte. Por mais de vinte anos dirigiu clubes onde praticamente adotou diversos meninos.
Tratando como verdadeiros filhos Elias nunca se curvou a ensinar a todos que os procuraram nestes longos anos pelo 7 de setembro, Juventus e por fim São Judas. Não era raro ver o nosso querido careca ensinando os interessados a dar os primeiros passos em nosso esporte. Mesmo aqueles nitidamente desprovidos de talento como foi o cso do nosso Babysauro.
Elias ensaiou uma temporada como participante independente, mas os inúmros convites amoleceram o coração do nosso velho guerreiro que optou por seguir seu filho Rafael Gaba defendendo o Circulo Militar.
Elias foi entrevistado pelo pró gol, leia abaixo:
. Como o Elias analisa este novo momento após anos no comandando de equipes passar a ser jogador, sem obrigações e tal ?
Não sei se o mais difícil foi comandar o pessoal por 22 anos ou abandonar tudo depois desse período. Confesso que às vezes penso nisso: comandar administrando vaidades não é fácil, mas abandonar tudo, de repente, também não é tarefa das mais tranquilas. Passar a ser apenas jogador é cômodo, ainda mais sabendo que numa equipe "supercampeã" serei o R10 do "B" mas, mesmo assim, é motivo de orgulho poder compartilhar espaço e amizade com o pessoal do Círculo, ainda mais quando os conhecemos desde pequenininhos !!! O fato de ser apenas jogador não nos torna pessoas sem obrigações: acredito que a presença nos treinos e jogos é de suma importância.
2. Como vc analisa o atual momento do esporte : o que está bom; o que tem que melhorar etc ?
É verdade que a grande maioria quando elegeu o Farah como Presidente da FPFM pensou que ele ia fazer milagres à sombra do nome e tradição da sua família no esporte. NOS ENGANAMOS REDONDAMENTE : ele não precisou disso para realizar dezenas de coisas ao longo desses anos que está no comando. Alguns deslizes, atos falhos e melindres são comuns não só no nosso esporte como em qualquer outra modalidade. Chegar à perfeição é utopia . Podemos tentar errar menos do que as gestões anteriores : isso sim é possível .
Se analisarmos friamente, encontramos : um Caixa estável ($$$), um Presidente corretamente político, um Departamento Técnico controlando adequadamente as tarefas sob sua responsabilidade, alguns contatos com patrocinadores em fase de aprimoramento, equipamento de jogo novo e moderno. Posso assegurar que tudo isso tá bom demais. A verdade é que tudo isso ainda pode ser melhorado, e é essa premissa que nos impulsiona na busca de algo mais.
3. Fale sobre seu blog
Quando Francisco Jr estava no São Judas ... era o nosso blogueiro. Quando ele saiu , o pessoal sentiu falta . Daí ... resolvemos durante a festa de final de ano que não ficaríamos sem blog. Foi então que surgiu a idéia (momentos de luz divina na pequena cabecinha de Luiz Moro) do blog do São Judas. Quando o SJ acabou, acabei assumindo o papel de "fofoqueiro de plantão" e inaugurei o ESPALHAFATOS (espalhafatosfutmesa.blogspot.com) com a idéia fixa de cobrir todos os clubes, indistintamente. Hoje, como estou na equipe do Círculo Militar, continuo com o mesmo propósito (o que não me impede de publicar mais notícias do clube que estou, mesmo porque acompanho mais de perto meus companheiros): mostrar o futmesa como penso, com fotos antigas, com reportagens republicadas, copiando algumas que acho interessante de outros blogs sem vergonha e... tudo mais que achar que é divertido e polêmico.
4.Abra seu coração
É muito difícil falar do coração ... ou com o coração.
Iniciei a jogar "botão" lá com os meus 8 anos (aproximadamente) graças a um dos presentinhos dados pelo papai Michel.
Durante as últimas décadas fiz muitas amizades que cultivo ainda hoje graças ao convívio com botonistas.
Meus filhos acompanharam a mim e ao avô por um bom tempo. Hoje, o Nhoque só quer saber de &*$##@%}/<|%] e o Zorro ainda tem uma carreira botonística promissora.
A impressão que tenho é de que 2010 é o início de "outro" Elias. É lógico que não precisamos apagar o passado para viver bem o presente, muito menos jogar todas as fichas no futuro. O importante é curtir o momento... e é o que vou tentar fazer: aproveitar o novo convívio para cultivar novas amizades.
Elias parabéns pela batalha, só quem teve a oportunidade de jogar por um clube dirigido por você pode falar de seus ensinamentos e desfrutar de seu legado, formando as vezes craques, mas sempre botonistas de carater.
elias é uma pessoa muito especial
grande amigo e pessoa sempre agradavel e de bom humor, foi com ele que comecei no futebol de mesa
no torneio para iniciantes do sete de setembro que tinha a famosa piscina no formato de numero 8, abraço espel.
Tenho muito orgulho de ter iniciado no futebol de mesa através do grande Elias!! Nunca me esqueço do dia em que eu, meu irmão e meu primo fomos pela primeira vez ao 7 de setembro e saímos de lá com uma mochila do Elias com uns 20 times para escolhermos e devolvermos no próximo treino!! Grande Elias, parabéns por todos esses anos e muita boa sorte no Círculo!!
Grande abraço professor!!
VOLTO À REPETIR ELIAS, MESMO NO CIRCULO E SEM COMANDAR NADA, VC CONTINUA DE FAVOR.
O Elias é um dos caras mais respeitados no meio, sempre nos recebendo com um enorme sorriso (e algumas bufas) mas sempre muito bem, que tenha sorte nessa nova empreitada e que desfrute todos os dias dos frutos que plantou no circuito mesa futebolistico nacional.
Cristiano Santos.