22 março 2010

Com a palavra a Professor

,

Elias é um batalhador do nosso esporte. Por mais de vinte anos dirigiu clubes onde praticamente adotou diversos meninos.
Tratando como verdadeiros filhos Elias nunca se curvou a ensinar a todos que os procuraram nestes longos anos pelo 7 de setembro, Juventus e por fim São Judas. Não era raro ver o nosso querido careca ensinando os interessados a dar os primeiros passos em nosso esporte. Mesmo aqueles nitidamente desprovidos de talento como foi o cso do nosso Babysauro.
Elias ensaiou uma temporada como participante independente, mas os inúmros convites amoleceram o coração do nosso velho guerreiro que optou por seguir seu filho Rafael Gaba defendendo o Circulo Militar.
Elias foi entrevistado pelo pró gol, leia abaixo:

. Como o Elias analisa este novo momento após anos no comandando de equipes passar a ser jogador, sem obrigações e tal ?
Não sei se o mais difícil foi comandar o pessoal por 22 anos ou abandonar tudo depois desse período. Confesso que às vezes penso nisso: comandar administrando vaidades não é fácil, mas abandonar tudo, de repente, também não é tarefa das mais tranquilas. Passar a ser apenas jogador é cômodo, ainda mais sabendo que numa equipe "supercampeã" serei o R10 do "B" mas, mesmo assim, é motivo de orgulho poder compartilhar espaço e amizade com o pessoal do Círculo, ainda mais quando os conhecemos desde pequenininhos !!! O fato de ser apenas jogador não nos torna pessoas sem obrigações: acredito que a presença nos treinos e jogos é de suma importância.

2. Como vc analisa o atual momento do esporte : o que está bom; o que tem que melhorar etc ?
É verdade que a grande maioria quando elegeu o Farah como Presidente da FPFM pensou que ele ia fazer milagres à sombra do nome e tradição da sua família no esporte. NOS ENGANAMOS REDONDAMENTE : ele não precisou disso para realizar dezenas de coisas ao longo desses anos que está no comando. Alguns deslizes, atos falhos e melindres são comuns não só no nosso esporte como em qualquer outra modalidade. Chegar à perfeição é utopia . Podemos tentar errar menos do que as gestões anteriores : isso sim é possível .
Se analisarmos friamente, encontramos : um Caixa estável ($$$), um Presidente corretamente político, um Departamento Técnico controlando adequadamente as tarefas sob sua responsabilidade, alguns contatos com patrocinadores em fase de aprimoramento, equipamento de jogo novo e moderno. Posso assegurar que tudo isso tá bom demais. A verdade é que tudo isso ainda pode ser melhorado, e é essa premissa que nos impulsiona na busca de algo mais.

3. Fale sobre seu blog
Quando Francisco Jr estava no São Judas ... era o nosso blogueiro. Quando ele saiu , o pessoal sentiu falta . Daí ... resolvemos durante a festa de final de ano que não ficaríamos sem blog. Foi então que surgiu a idéia (momentos de luz divina na pequena cabecinha de Luiz Moro) do blog do São Judas. Quando o SJ acabou, acabei assumindo o papel de "fofoqueiro de plantão" e inaugurei o ESPALHAFATOS (espalhafatosfutmesa.blogspot.com) com a idéia fixa de cobrir todos os clubes, indistintamente. Hoje, como estou na equipe do Círculo Militar, continuo com o mesmo propósito (o que não me impede de publicar mais notícias do clube que estou, mesmo porque acompanho mais de perto meus companheiros): mostrar o futmesa como penso, com fotos antigas, com reportagens republicadas, copiando algumas que acho interessante de outros blogs sem vergonha e... tudo mais que achar que é divertido e polêmico.

4.Abra seu coração
É muito difícil falar do coração ... ou com o coração.
Iniciei a jogar "botão" lá com os meus 8 anos (aproximadamente) graças a um dos presentinhos dados pelo papai Michel.
Durante as últimas décadas fiz muitas amizades que cultivo ainda hoje graças ao convívio com botonistas.
Meus filhos acompanharam a mim e ao avô por um bom tempo. Hoje, o Nhoque só quer saber de &*$##@%}/<|%] e o Zorro ainda tem uma carreira botonística promissora.
A impressão que tenho é de que 2010 é o início de "outro" Elias. É lógico que não precisamos apagar o passado para viver bem o presente, muito menos jogar todas as fichas no futuro. O importante é curtir o momento... e é o que vou tentar fazer: aproveitar o novo convívio para cultivar novas amizades.


Elias parabéns pela batalha, só quem teve a oportunidade de jogar por um clube dirigido por você pode falar de seus ensinamentos e desfrutar de seu legado, formando as vezes craques, mas sempre botonistas de carater.

4 comentários to “Com a palavra a Professor”

  • 11:49 PM
    Anônimo says:

    elias é uma pessoa muito especial
    grande amigo e pessoa sempre agradavel e de bom humor, foi com ele que comecei no futebol de mesa
    no torneio para iniciantes do sete de setembro que tinha a famosa piscina no formato de numero 8, abraço espel.

    delete
  • 11:01 AM
    Sérgio Moro - Coringão says:

    Tenho muito orgulho de ter iniciado no futebol de mesa através do grande Elias!! Nunca me esqueço do dia em que eu, meu irmão e meu primo fomos pela primeira vez ao 7 de setembro e saímos de lá com uma mochila do Elias com uns 20 times para escolhermos e devolvermos no próximo treino!! Grande Elias, parabéns por todos esses anos e muita boa sorte no Círculo!!
    Grande abraço professor!!

    delete
  • 7:39 PM
    IVAN DO SÃO JUDAS says:

    VOLTO À REPETIR ELIAS, MESMO NO CIRCULO E SEM COMANDAR NADA, VC CONTINUA DE FAVOR.

    delete
  • 3:19 PM
    Anônimo says:

    O Elias é um dos caras mais respeitados no meio, sempre nos recebendo com um enorme sorriso (e algumas bufas) mas sempre muito bem, que tenha sorte nessa nova empreitada e que desfrute todos os dias dos frutos que plantou no circuito mesa futebolistico nacional.

    Cristiano Santos.

    delete
 

Pro Gol! Copyright © 2011 | Template design by O Pregador | Powered by Blogger Templates