04 maio 2010

Com a palavra Cappelli

,
Querido Duda

Acho desnecessário dizer aqui do meu carinho por você!
Considero-lhe uma das melhores pessoas do Futmesa, gente finíssima, boa praça, querido por TODO MUNDO, alguém que demonstra ter o caráter de falar pela frente.

Desta forma, não poderia deixar de responder a um texto seu cogitando meu clube, mesmo sem ter a autoridade para falar em nome do Fundação.
Escrevo por ser amigo do colunista, é a minha única credencial!

Apenas por amor ao debate, deixo claro que não recebemos nenhuma das “insistentes tentativas” em nos contatar, isso sim posso falar em nome do Brambilla, mesmo sem ter perguntado a ele, pois ele é homem o bastante de não deixar pergunta sem resposta e conheço muito bem o meu líder pra dizer isso, pois são vinte anos de convivência, não vinte dias!
Não temos medo de responder nada, pois aqui não tem moleque, pode ficar tranquilo!

Mesmo assim, vamos aos fatos:
O Fundação realmente pecou em sua última apresentação pelo Equipes.
Podem ter certeza que isso tudo nos causou um desconforto muito grande, principalmente ao Brambilla.
Ainda mais porque nesse ano completamos 20 anos de vida!
Lamentamos mesmo o ocorrido, ficamos envergonhados por isso.
Tudo pela falta de jogadores que se comprometeram e que na hora “H”, por motivos relevantes ou não, deixaram de comparecer – INCLUSIVE ESTE QUE VOS ESCREVE.
Falhei, errei, faltei, mas assumo minha falta e respondo por ela.

Todavia, isso é um fato que será resolvido internamente no Fundação, como devem ser resolvidos os assuntos pertinentes exclusivamente a cada clube.

Mesmo porque, como você mesmo apontou com cirúrgica precisão, jogar com 4 jogadores não se trata de falta punível pelos regulamentos da Federação.
Assim sendo, não devemos satisfações efetivas a ninguém por se tratar de medida que atende ao nosso livre arbítrio enquanto agremiação.

Diferentemente de jogar sem o uniforme, por exemplo, que se trata sim de falta punível pelo regulamento.

Ora, se não cometemos, do ponto de vista formal, falta que mereça punição perante os regulamentos da federação, porque a indignação veemente e pública do amigo com assuntos internos do Fundação?

Porque não mereceu um texto igualmente crítico e austero o fato de o Maria Zélia ter jogado contra o Círculo sem uniforme padronizado,
considerando que aí sim estamos diante de falta passível de punição efetiva e prevista no Regulamento?

Será que é diferente escrever para bater no Fundação, ou no Maria Zélia ou Círculo, ou Palmeiras?

Será que seria pelo fato de o Fundação ser visto por muitos como um time de menor importância?
Espero que não, pois quem pensa assim nunca prestou atenção na história do Futmesa em SP, é míope e não sabe que temos vinte anos de vida formando jogadores, trabalhando na base, sediando eventos, duplicando o esporte.

Quantos times formaram tantos novos jogadores quanto nós?
Quantos de nossos pupilos engrossam fileiras em outras agremiações?
Temos duas décadas de trabalho no futmesa e nunca participamos de nenhuma maracutaia relacionada ao nosso esporte.

Sem querer ofender, mas acho que a “preocupação” com o fato de o Fundação ter ido jogar com 4 jogadores só se dá pelo fato de termos nesse ano um campeonato disputadíssimo, que poderá ser decidido por saldo e etc...

Desta forma, novamente notamos a preocupação de ocasião, que visa proteger os interesses do seu clube (sempre um dos favoritos ao título) e não do esporte.

Repito, se fizemos algo errado, corrigiremos.
Se cometemos alguma falta prevista no Regulamento, que sejamos punidos, então!
Caso contrário e muito respeitosamente, digo:
Problemas do Fundação, serão resolvidos pelo e no Fundação - e por mais ninguém.

Sou muito amigável para receber críticas, mas também não apanho calado e nunca fui de correr...


O Fundação pode ser o pior lugar do mundo na opinião de muitos, mas é o meu lugar há vinte anos e se eu tiver que sair na porrada por isso, não vejo problema nenhum, MESMO.

Pena que a mesma indignação veemente não brote no coração de nossos pares para assuntos mais e realmente importantes para o esporte, do que uma falha pontual de um clube que ostenta farto histórico de relevantes serviços prestados ao esporte, como o Fundação.

Aliás, peço prudência aos amigos do Futmesa quando forem “massacrar em críticas” os ditos pequenos... lembrem-se que são eles que sediam os eventos, que carregam as mesas para que os “grandes” possam jogar e ainda estão sempre disponíveis para ouvir críticas depois de trabalhar de graça pelos grandes e bons...

Prudência amigos, pois quem renova o esporte são os pequenos, pois os ditos grandes contam basicamente com os mesmos plantéis que já conhecia em 1991, quando comecei a jogar. Estão tão preocupados em perpetuar sua supremacia em conquistas e títulos que o trabalho de base é quase inexistente (salvo raras e recentes exceções... Ainda bem!).

Tanto é que, quando precisam de novos jogadores, muitos clubes “vem ao Fundação buscar jovens talentos”, em alguns casos, levam nossos times inteiros para poder ganhar uma “medalinha”.

Será que alguém se lembra disso quando arrebenta em críticas com o Fundação, ou quando bate no peito para se vangloriar em jogar num time grande?

Duda, peço perdão pelo desabafo, é evidente que não é você o destinatário de todas as minhas indagações, mas é certo que só você me deu essa oportunidade para faze-lo, pela coragem de ter escrito o que você escreveu, coisa que desde já agradeço e muito.

Por fim, só quero deixar claro que não somos críticos de ocasião ou conveniência, somos críticos sempre, seja qual for a gestão, seja quem for o Presidente, pois nós temos AUTORIDADE MORAL para criticar as falhas da entidade que mantemos, status que conquistamos nas últimas décadas e que não devemos perder por termos ido a UM jogo com 4 jogadores - já que, mesmo sendo inglório para nós, temos o direito de fazer por assim permitir o regulamento, sendo de nossa exclusiva e privativa responsabilidade as conseqüências por tal fato.


Isso é diferente de estar acima do bem e do mal, pois aceitamos as críticas por nossas faltas, desde que sejam contempladas pela norma pertinente. Ou seja, enquanto a lei não disser que cometemos uma falta, não importa se os outros acham que cometemos... pois, quando criticamos, temos esse cuidado.

Na próxima Assembléia, fica a sugestão, votemos para que isso (jogar com 4 jogadores...) seja tido como falta grave e com punição prevista e aprovada... aí sim, diante da norma aprovada, vigente e da falta cometida POSTERIORMENTE, poderemos ser responsabilizados e punidos; ocasião em que, elegantemente, enfiaremos nossos respectivos rabos no meio das pernas e aceitaremos críticas e punições de cabeça erguida... até lá, guardem suas opiniões para quem as pedir.

Briguem pelo que infringe efetivamente o regulamento, sejam inconformados com o que fere as regras e tem punição prevista e não observada, pois isso sim é válido, plausível e evita a famigerada impunidade.

Não cometemos crime algum, pois enfatizo ao amigo que, para que seja cometido um crime, faz-se necessária legislação anterior que o preveja e indique punição.

Caso contrário, estaríamos agindo de forma autoritária, antidemocrática, permitindo regras e Tribunais de exceção, como vimos na Inquisição, como vemos nas ditaduras e que servem para condenar, punir e eliminar tudo que lhes desagrada, seja ou não previsto em lei, sempre de acordo com a conveniência do momento, ou dos interesses e poderes postos.

Não façam isso com o Fundação – pois eu não permito.

E não façam isso com suas biografias, já que essa postura denota pouco apreço pela Legalidade, pela Liberdade, pela Democracia e pela Justiça.

Abração do amigo

Cappelli
FPFM 994

8 comentários to “Com a palavra Cappelli”

  • 6:17 PM
    joão pedro says:

    Grande amigo Capeplli!
    Sei q ñ tenho nada com esse assunto, mesmo pq meu Clube(Bloco do"R" Ituano) nem está na categoria A.

    Pude acompanhar no pouco tempo que estou no futmesa as revelações do CREF(Aldecoa, Artur, Nick, etc..).
    E participei de 2 abertos e 1 Integração no Fundação. Sendo q apenas um dos eventos foi um lixo.
    Justamente o Aberto de 2009. Os outros foram realmente show de bola. Parabéns ao CREF!!!

    Digo mais... Gosto muito da galera do CREF(Bambrila, Paulão, Vc, etc.)

    Mas não concordo que um clube com a História e quantidade de botonistas do CREF jogue uma partida com apenas 4 botonistas. Seja em um torneio super disputado ou não. Esse fato pode até não ser falta grave, mas é um grande derespeito com as outras equipes .
    Considero menos grave(na regra ou não) um botonista jogar com uma bermuda diferente, do que um clube do tamanho do CREF ir para um jogo com apenas 4 jogadores.

    Ano passado nem inscrevi o Bloco do "R" no equipes, pois tinhamos apenas 7 botonistas, e então fiquei com medo de fazer o papelão de jogarmos com menos de 6 botonistas, ou então dar WOs.


    Valdivia! O rei do chute no ar!!

    delete
  • 7:26 PM
    Anônimo says:

    Sensacional Jean,

    É por pessoas como vc, que me orgulho muito de participar desse grupo maravilhoso chamado UBO.
    Todo mundo vive momentos negativos em suas vidas, e o nosso tenho certeza que vamos superar.

    Obrigado Jean!!!

    Luciano Cabral

    delete
  • 11:31 PM
    Pinna says:

    Evidente que o que aconteceu não foi legal, até o Cappelli admitiu isso, mas não acho que o fato mereça esse alarde todo.
    Será que se no regulamento houvesse a previsão de semi finais e finais alguem iria falar alguma coisa?? Certamente não, só estão falando em virtude de um possível saldo de pontos.
    Agora o mais absurdo é enviarem email pedindo explicações sobre o fato, o CREF não burlou nenhum regulamento, portanto não devem explicações a ninguem......
    Sei o quanto é difícil administrar um grupo de botonistas, ajudei o Elias a fazer isso por muitos anos e ano passado quase perdemos a primeira rodada do último jogo do B porque só havia 4 jogadores as 13:55, isso porque o B tinha mais de 20 jogadores, ou seja, muitos não tem o comprometimento que deveriam ter, e acho que não se pode fazer uma caça as bruxas em razão disso.

    Abços

    Pinna

    delete
  • 11:31 AM

    Concordo plenamente com o Pinna.

    Não acho legal que qualquer clube jogue com 4 jogadores, mas se o regulamento permite isto é problema unica e exclusivamente deste clube. O futebol de mesa é um meio onde cada um só vê o seu lado e muitas vezes na hora que o calo aperta poucos estão ali pra ajudar.

    delete
  • 2:46 PM
    CAJURU says:

    Capelli, vc falou "pouco", mas falou bonito e Valdivia pode esperar pois sua hora vai chegar...rsrs

    delete
  • 10:46 PM
    Anônimo says:

    Vale lembrar tambem que o Barthez, criticado por muitos amigos, estava entre os 4 guerreiros do CREF. Se o Barthez nao estivesse la o jogo seria WO...
    Pensem nisso. O Barthez salvou o CREF!!!!
    Que fase do CREF!!!
    Abs
    Chiquinha de Socorro

    delete
  • 2:40 PM
    Celsinho says:

    Cappelli meu caro Amigo, Pinna meu companheiro de Time, Duda o Professor, Denis Constantino o Freguez..rs

    Bom Gente eu li tudo apenas hoje, pois tive uma brecha no tempo e resolvi comentar.

    Fatos:
    1º O futebol de mesa INFFELIZMENTE É AMADOR, as pessoas quando tem algo de "maior importancia" largam nosso esporte para ir nos devidos "compromissos"

    2º mesmo assim não justifica a falya de tantos atletas mesmo poruqe a equipe possui times A e B.

    3º Regulamento da Competição: é permitido (mas não bonito e nem certo) que uma agremiação participe do jogo com até 4 Botonistas, sendo assim descaracterizado o W.O. e a Punição para a agremiação, idependentemente de quantos jogos venham a fazer com 4 participantes.

    4º Regulamento da Competição 2: é terminantemente proibido toda e qualquer agremiação participar do campeonato por eqwuipes (individual tb mas nao vem ao caso) jogar sem o uniforme completo, implicando em W.O. decretando 108x0 caso o adversário esteja em devida ordem ou em w.w. caso os dois não estejam devidamente trajados. punição essa que devido a amizade entre os clubes a a cordealidade entre inviduos de cada um não foi feita (diga-se circulo x Maria jogo do A este ultimo sem uniforme completo) isso abre precedentes a qualquer pessoa que seja a jogar bagunçado.
    Para fiscalizar deveria ter um juiz em cada jogo.

    5º Qual dos outros times da competição tirando o Palmeiras não gostaria de pegar um adversário com 4 atletas? todos com certeza mesmo pq o campeoinato é de pontos corridos.

    6º Acho que regras e regulamentos existem para ser cumpridos, sou membro de um clube (circulo Militar) cujo o qual sempre fui sócio e mesmo assim joguei em vários outros clubes até fechar o são judas e resolver me juntar ao meu clube onde iniciei a carreira. antes de 91 cappelli. ja tenho mais de 20 anos no esporte e olha que só tenho 27, e desde aquela época as coisas eram decididas na assembléia, o que foi decidido deve ser cumprido. Certo ou não se eu fosse um membro da federação e tivesse ocorrido a "reclamação sobre a equipe nao ter jogado com o uniferme completo, eu puniria mesmo que minha equipe fosse prejudicada num futuro, e mesmo que a equipe que reclamou pedisse para nao punir." OLha não estou julgando atitude de ninguém mas cá entre nós se o circulo tivesse ganho os pontos de 108 a zero muitos iam falar mesmo pq eles perderam o jogo. e o campeonato e de pontos corridos. è complicado mexer em tanta coisa e nos sonhos de vários.

    Já no caso do fundação.. ta permitido, e so foi reclamado pq beneficiou o Palmeiras forte candidato ao titulo como em todos os assim mas neste temos naosó palmeiras e circulo e maria zelia, mas temos meninos, e corinthians tb na luta, sem esquecer do fundação, mesmo não tendo o melhor elenco, mas é um jogo e tudo pode acontecer..... veja o atletico goianiense .. ganhou do palmeiras ;.. é jogo....

    Abraços a todos
    Celsinho

    delete
  • 1:16 PM
    Anônimo says:

    Boa tarde a todos...
    Obrigado Capelli, você foi brilhante como sempre.
    Apenas gostaria de questionar essa polêmica toda sobre o fato do Fundação ter jogado ( há de se ressaltar, numa situação atípica) com quatro jogadores. Tivemos situações piores num passado recente,times por exemplo que abandonaram o campeonato com o mesmo em andamento. Ninguém foi mais prejudicado e desapontado com este fato que o próprio Fundação. Fato este que será tratado internamente, podem ter certeza....
    Também o que desaponta, é a perda de tempo com fatos menores enquanto fatos maiores são esquecidos. Exemplo: não existe nenhum forum de discussão em que se debate a renovação do esporte. Quais são os clubes que tem trabalho de base? Sem essa renovação, qual será o futuro do futebol de mesa?
    Muita gente fala “para o bem do esporte”, só que um fato menor como esse do Fundação ter jogado uma partida com 4 integrantes, chama mais a atenção do meio do que fatos relevantes. Lembro que ano passado, uma reportagem negativa sobre o Aberto no CREF recebeu dezenas de comentários, só que se fosse uma reportagem sobre o trabalho que o Olimpio do Nacional desenvolve há anos, desde os tempos de Cidade Vargas (iniciado junto com o Bruno Varoli e o Francisco Júnior) iniciando crianças no esporte teria a mesma repercussão???.Claro que não, teriamos 3 ou 4 comentários tipo “parabéns Olimpio”. E também, antes de criticar as pessoas não observam o histórico dos que são criticados, como o grupo do CREF que tanto fez pelo esporte, e que por falhas pontuais é sempre citado (engraçado que o lado bom das coisas nunca aparece...).
    Infelizmente esse para “o bem do esporte”, só aparece quando são atingidos interesses pessoais.
    Desculpem, sei que minha história no futmesa é insignicante, mas tem coisas que não consigo deixar passar...Deixando claro que de forma alguma a intenção é atingir alguém, mas que todos do meio reflitam sobre estas questões.
    Abraço.
    Clayton CREF

    delete
 

Pro Gol! Copyright © 2011 | Template design by O Pregador | Powered by Blogger Templates