01 maio 2010

Reclamação e revolta

,
Considerações de um mala

Buenas, galera. Aqui fala o Duda (ou Alagoas, para os conterrâneos... rs).
Bem... pela primeira vez estou utilizando este espaço para escrever algo. Mas acho que é por um motivo justo. E, antes que pensem algo errado, falo aqui apenas como um botonista, interessado no crescimento do esporte. Quem não tiver paciência pode parar de ler por aqui, mas vou fazer duas ponderações que julgo pertinentes. Vamos lá...
Muitos devem ter recebido um e-mail do Edu, pedindo explicações por parte do C.R.E. Fundação pelo “papelão” de domingo no jogo do “A”. Digo papelão pois acho inconcebível que uma equipe jogue com apenas QUATRO jogadores na categoria principal de nosso esporte, ainda mais sabendo que nesta podem jogar os participantes do B, Juvenil e Master. Eu fiquei esperando esses dias todos por algum pronunciamento de alguém, para saber se houve de fato um motivo que explicasse tal comportamento, mas não vi nada até agora. Afinal sabemos que “shit happens”, e poderia ser injusto com meus amigos (e que realmente considero amigos). Mas acho que realmente foi um deslize colossal.
Acho realmente muito triste o fato e, consequentemente, o silêncio em torno do fato. Isso me passa a impressão de “descaso” com a categoria mais importante que temos. E, descaso à parte, acho que é um desrespeito aos outros participantes, pois em um campeonato por pontos corridos, e que pode até ser decidido no saldo, isso poderá ser até um fator decisivo na definição do campeão. Vale lembrar que esse ano estamos tendo, talvez, o campeonato mais equilibrado e disputado de todos os tempos.
Mas mais até do que “meros” pontos, fico preocupado com o fato de estarmos apenas na SEGUNDA rodada do campeonato. Se isso ocorreu agora, será que não podemos ter W.O. durante o restante do ano? Peço desculpas aos amigos caso esteja cometendo alguma injustiça, mas volto a dizer, como não vi nenhuma explicação até agora, acho que meu receio faz sentido.
E isso me faz lembrar um fato ocorrido há muitos anos, mais precisamente em 1997. Nessa data jogávamos nossa primeira partida do ano no saudoso Abrevb, e no dia descobri que eu estava sem a camiseta “nova” do CMSP. Assim, tínhamos apenas 5 camisas para 6 jogadores. Conversamos com eles e me deixaram jogar, com a ressalva de que meus pontos não valeriam e minhas partidas seriam consideradas WO, mas para o jogo transcorrer normalmente eu jogaria e meus pontos seriam descartados. O jogo acabou empatado 36x36.
Fiquei atônito ao saber, na semana seguinte, que por conta disto foi feita uma reclamação à FPFM, e perdemos o jogo por 72x0. Achei bastante desagradável, já que havíamos conversado sobre isso antes do jogo. Mas vá lá, regra é regra. Só acho que o aspecto moral também conta no esporte (para quem quer, claro). Mas por que eu estou falando isto?
Estou falando por conta da reclamação que fizemos na súmula depois de nosso último jogo por equipes contra o Maria Zélia. O motivo: o “não uso” de uniforme completo por todos os jogadores. Regra é regra, né?
Só que, na mesa, levamos um “pacote” deles. Eles ganharam o jogo com propriedade, não tivemos problema algum, e parabéns a eles. Mas não posso achar justo que todos os times façam seus sacrifícios para conseguir um uniforme completo, gastem dinheiro para comprar calças/calções, e um participante descumpra a regra impunemente.
Reclamamos mas, honestamente, não queremos os pontos. Perdemos na mesa e, para nós, é isso o que vale. Mas que o Maria Zélia cumpra futuramente o regulamento, pois senão nós (e outros clubes) teremos o direito de ganhar os pontos da partida. Nossa reclamação foi uma forma de aviso. E espero que seja considerado como tal, tanto para os amigos do Maria Zélia, como para os demais participantes como “eles já tinham sido avisados”.
Assim, fica o recado, em dois casos, de um único apelo a TODOS, de um botonista que ama o esporte: Cumpram as regras! Não vamos estragar um campeonato tão legal. Todos nós merecemos que nosso esporte tenha um campeonato tão interessante quanto o desse ano, o que espero que se repita sempre! E assim sendo, que vença o melhor...
Abraços a todos.
Duda


Pro-gol procurou o corpo diretivo do Fundação, uma vez que como parte envolvida no imbrólio, porém em diversas tentativas, não obtive retorno nenhum. O silencio é um direito.
Na opinião Pró gol apesar de estar na regra, joga com 4 atletas é algo inconsebivel, ainda mais em um campeonato equilibrado desses.
Continuamos aguardando o posicionamento do Cref.

2 comentários to “Reclamação e revolta”

  • 12:46 AM
    Guga says:

    Duda, vc está certíssimo.

    Alguns clubes não levam a sério o esporte e quando interessa, cobra profissionalismo da Federação (que em alguns casos se omite).

    É um absurdo.

    delete
  • 4:17 PM
    Anônimo says:

    Que a Maria do Belem perca os pontos pois a Maria da Penha já morreu espancada pelo marido!
    Zeca Pagodinho

    delete
 

Pro Gol! Copyright © 2011 | Template design by O Pregador | Powered by Blogger Templates