31 agosto 2010

Autocritica

,
Opa. Duda falando...
Como já aconteceu algumas vezes, até por ser amigo do dono do estabelecimento, nosso excelentíssimo louco Chicus Jr, venho eu aqui para dar mais uma opinião, e apenas isso. Vale salientar, como SEMPRE, que não falo em nome da FPFM ou do CMSP. Só um BOTONISTA apaixonado pelo esporte. Lá vamos nós de novo.
Nesse fim de semana tivemos mais 2 fatos lamentáveis. Você sabe do que estou falando. Dos WO's...
Não tenho grandes informações sobre o Cisplatina. Segundo eu soube (me perdoem se falar alguma besteira) houve um lapso no pessoal que esqueceu do jogo. Tenho ENORME apreço pelo pessoal do “Cispla”, e há de se considerar o fato de ser um clube “iniciante” - embora o Master não seja lá tão iniciante assim, né? - e por isso conto com a compreensão deles com a crítica, que tenham certeza de ser construtiva. Mais atenção, caros amigos! Ninguém gosta de ganhar de WO, principalmente no Equipes. Não vou me alongar no assunto. Mas vale o puxão de orelha.
Do que posso falar melhor foi do PAPELÃO que o CMSP deu neste fim de semana. Uma vergonha. E como sou um jogador do CM, mas antes de tudo um amante do futmesa, tenho o dever de criticar a nós mesmos.
Afinal, eu mesmo que “protestei” contra nossos grandes amigos do Fundação por ter jogado com 4 jogadores esse ano no Equipes (fato que já comentamos pessoalmente, inclusive), e já critiquei outras agremiações em outras oportunidades pelo mesmo motivo, não poderia deixar de comentar sobre nossa falha.
Para quem não sabe, nosso juvenil não compareceu à última etapa do Equipes. E, embora eu saiba dos motivos, e entenda muitas das dificuldades que tivemos, mesmo assim acho que merece uma crítica mordaz de minha parte.
Em primeiro lugar, peço desculpas aos outros clubes envolvidos pelo nosso vexame. Sabemos que é ALTAMENTE desmotivante ficar 4 rodadas esperando sua vez de jogar. Ainda mais para a garotada, hiperativa por natureza. Sabemos as implicações que isso causa.
Posso explicar que houve problemas de saúde, de trabalho e de família. Houve tudo isso. Mesmo assim, eu entendo que nos comprometemos junto aos outros clubes na assembleia no começo do ano a disputar o campeonato. E entendo que isso signifique: comparecer com uma delegação em todos os jogos. Portanto, se não cumprimos o “combinado”, então estamos errados. Vamos tentar entender melhor como e porquê isso aconteceu. Para que NUNCA MAIS aconteça.
Por outro lado, além de um pedido de desculpas, acho totalmente pertinente a discussão sobre os rumos do juvenil. Independente de nossa falta, temos apenas 4 equipes de 4 jogadores no campeonato. E isso não é, exatamente, uma novidade.
Segundo vi a sugestão em um post logo abaixo (Robson?), a iniciativa nas escolas eu acho realmente a melhor aposta. Baseio minha opinião no fato de que os clubes contam com cada vez menos associados, e os condomínios são cada vez maiores. Sabemos, pois fomos crianças um dia (embora alguns nem se lembrem mais... rs), que os amigos são, principalmente, o que nos levam a tomar esse tipo de decisão. Então... se na escola conseguirmos 3 ou 4 botonistas, ampliaremos o contingente em seu meio de convívio (prédio, rua, condomínio etc.).
Outra sugestão que gostei, de amigos do próprio CM, é que o Juvenil ir até os 20 anos é demais! Afinal, um moleque de 12 anos não quer ficar levando pacote de “barbado” de 19, e os de 19 não querem ficar sacolando a molecada. A molecada de 12 anos desanima, e vai jogar videogame com os amiguinhos, porque aí ele consegue ganhar. Por outro lado, os maiores botonistas que conheço jogavam em alto nível aos 19 anos de idade. Com os melhores. E é esse desafio que fez eles continuarem, tantos e tantos, até hoje. Porque, se não há competição... qual a motivação? Brincar? Isso, tenho certeza, qualquer moleque de 19 anos sabe fazer muito bem sem precisar de uma mesa e 10 botões...
Enfim... sugestões são sempre bem vindas. E levarei as que forem viáveis para a FPFM. Mas, como sempre, pensem antes que cobrar TUDO da FPFM é muito fácil. Difícil é cada um de nós fazer algo pelo esporte, afinal, perder seu tempo, ninguém quer. Sugiram. Espero ver contribuições aqui.
Enorme abraço a todos. E desculpem nossa falha...
Duda

6 comentários to “Autocritica”

  • 12:33 PM
    rafael says:

    Duda, o Robson que fez os comentários sobre o juvenil é jogador do Bloco do "R". Acho uma excelente ideia, mas na minha opinião o meio de "entrar" nas escolas com o Futmesa deve ser através das Secretarias Municipais de Esportes, com programas de aulas de futmesa para a mulecada, por meio do projeto "Amigos da Escola", que mantém as escolas de portas abertas aos finais de semana. Nós mesmos botonistas poderíamos levar 1 ou 2 mesas e realizar primeiramente aulas às crianças e posteriormente até fazer torneios entre aqueles que realmente se interessarem pelo nosso esporte. Paralelamente a isso, aqueles que realmente quiserem poderíam iniciar os treinos dentro dos clubes. Estou disposto a colaborar com o crescimento do nosso esporte junto à criançada e aberto a sujestões. Abraço a todos. Rafael Mello (Bloco do "R"/Ituano).

    delete
  • 10:21 PM
    joão pedro says:

    Acho boa a idéia do Robson e concordo tbm com Duda e Rafael. Temos que trazer com urgência a molecado para praticar nosso esporte. Vejo poucos clubes investindo na molecada. Infelizmente Meu mano (Fabio Januário) e Eu somos os 2 botonistas mais jovens do Bloco, sendo que já fazem 10 anos que demos as primeiras palhetadas. Digo que o futmesa é um esporte magnífico, qualquer pessoa, seja qual for a idade, sexo, cor, classe social pode praticar nosso esporte. No futmesa fiz muitos amigos: Minha primeira formação Acadêmica começou quando o Botonista Zé Mario me emprestou uma grana para que Eu fizesse o Vestibular. Recebi muitas dicas de vida, tanto do Zé, quanto do amigão Daniel. O emprego que tenho hoje foi com uma ajuda da Irmã do super amigo Rafael, e assim vai....
    É um esporte que nos proporciona conhecer vários lugares e pessoas diferentes. Já discutimos varias vezes de implantar uma escolinha de futmesa no SESI/ Outra escola em Itu. Porém, é necessário:
    - Alguns botonistas dispostos a dar aulas de futmesa nas escolinhas (E todos sabemos que boa parte dos botonistas não iria "perder" um tempo do dia para trabalhar nas escolinhas)
    - recursos financeiros para a compra de mesas, cavaletes, traves, times, goleiros, apertadeiras, etc.. Por isso acho bacana levar os programas até as Secretarias, e fazer com que as mesmas entrem com a parte financeira.
    - e uma redução "enorme" nas taxas de inscrições dos botonistas juvenis. Pois é complicado um garoto comprar time, goleiro e apertadeira (no mínimo 90 reais), ou seja o essencial para se jogar, imagina ter que pagar:
    - Carteirinha, Matricula, inscrição em torneios, almoço/ lanche nos locais de eventos, etc..

    Havia um trabalho importante a ser feito e TODO MUNDO tinha certeza de que ALGUÉM o faria.
    QUALQUER UM poderia tê-lo feito, mas NINGUÉM o fêz.
    ALGUÉM zangou-se porque era um trabalho de TODO MUNDO.
    TODO MUNDO pensou que QUALQUER UM poderia fazê-lo, mas NINGUÉM imaginou que TODO MUNDO deixasse de fazê-lo.
    Ao final, TODO MUNDO culpou ALGUÉM quando NINGUÉM fez o que QUALQUER UM poderia ter feito.

    Portanto...

    Ninguém pode mudar o mundo,
    Sozinho....
    Mas pode contribuir,
    Para fazer mudar as coisas,
    Que constroem o mundo.

    Ninguém pode fazer milagres,
    Mas ninguém terá o milagre
    Se não houver trabalho e fé!

    Abraço a todos,

    João Pedro Valdivia!

    delete
  • 10:27 PM
    joão pedro says:

    Acho boa a idéia do Robson e concordo tbm com Duda e Rafael. . Vejo poucos clubes investindo na molecada. Infelizmente Meu mano (Fabio Januário) e Eu somos os 2 botonistas mais jovens do Bloco, sendo que já fazem 10 anos que demos as primeiras palhetadas. Digo que o futmesa é um esporte magnifico, qualquer pessoa, seja qual for a idade, sexo, cor, classe social pode praticar nosso esporte. No futmesa fiz muitos amigos: Minha primeira formação Acadêmica começou quando o Botonista Zé Mario me emprestou uma grana para que Eu fizesse o Vestibular. Recebi muitas dicas de vida, tanto do Zé, quanto do amigão Daniel. O emprego que tenho hoje foi com uma ajuda da Irmã do super amigo Rafael, e assim vai..
    No futmesa conhecemos vários lugares e pessoas diferentes.
    Já discutimos varias vezes de implantar uma escolinha de futmesa no SESI/ Outra escola em Itu. Porém, é necessário:
    - Alguns botonistas dispostos a dar aulas de futmesa nas escolinhas.
    - recursos financeiros para a compra de mesas, cavaletes, traves, times, goleiros, apertadeiras, etc.. Por isso acho bacana levar os programas até as Secretarias, e fazer com que as mesmas entrem com a parte financeira.
    - e uma redução "enorme" nas taxas de inscrições dos botonistas juvenis. Pois é complicado um garoto comprar time, goleiro e apertadeira (no mínimo 90 reais), ou seja o essencial para se jogar, imagina ter que pagar Carteirinha, Matricula, inscrição em torneios, almoço/ lanche nos locais de eventos, etc..

    Refletir!!
    Havia um trabalho importante a ser feito e TODO MUNDO tinha certeza de que ALGUÉM o faria.
    QUALQUER UM poderia tê-lo feito, mas NINGUÉM o fêz.
    ALGUÉM zangou-se porque era um trabalho de TODO MUNDO.
    TODO MUNDO pensou que QUALQUER UM poderia fazê-lo, mas NINGUÉM imaginou que TODO MUNDO deixasse de fazê-lo.
    Ao final, TODO MUNDO culpou ALGUÉM quando NINGUÉM fez o que QUALQUER UM poderia ter feito.

    Portanto..

    Ninguém pode mudar o mundo,
    Sozinho..
    Mas pode contribuir,
    Para fazer mudar as coisas,
    Que constroem o mundo.

    Ninguém pode fazer milagres,
    Mas ninguém terá o milagre
    Se não houver trabalho e fé!

    Abraço a todos,

    João Pedro Valdivia!

    delete
  • 6:30 AM
    Anônimo says:

    Prezada família botonística ,

    Não como justificativa , mas sim como informação me sinto na obrigação de informá-los o que aconteceu para o Cispla ter dado um W X O .
    Eis os fatos : Com a possibilidade de o jogador Máster jogar o Campeonato adulto ( senão muitos clubes fechariam a sua categoria Máster ) , o Cispla por motivos alheios a sua vontade , atendeu a um pedido de transferência do jogo XV de Novembro X Cispla . Por erro nosso , quando foi acertada a nova data , não verificamos que ela batia com o jogo Máster contra o time do Maria Zélia. Repetindo , erro nosso , mas nunca por desrespeito ao nosso adversário , tanto é que o Mura , por reconhecer o nosso trabalho em pról do nosso esporte , está estudando a possibilidade de uma nova data para o jogo .
    Entre pessoas bem intencionadas , nunca haverá problemas .
    Ficam aqui os nossos pedidos de desculpas pelo nosso erro . Se não estivéssimos todos em Socorro , com certeza nos mobilizaríamos para a realização do jogo .

    De Franco

    delete
  • 9:36 AM

    Em primeiro lugar, agradeço a menção feita por este simples e reles mortal sobre ideia a ser estudada e com planejamento pelos clubes, possa ser colocada em prática.
    Quantos aos fatos, sabemos que até mesmo para nós na categoria ADULTO muitas vezes somos pegos de surpresa com algumas mudanças em nossas agendas, e somos forçados a deixar de participar de algumas ativdades. Seja por conta profissional, familiar, ou até mesmo de saúde. Quanto mais falar dos meninos juvenis que além de tudo ainda dependem dos pais, ou estão submissos aos compromissos familiares. E abro aqui um parenteses... estamos falando de Futmesa... um esporte que queiramos ou não... é mais elitizado... Não falamos aqui do futebol de campo ou do basquete em que o moleque põe a mochila dele debaixo do braço e pega metrô, trem, ônibus ou mesmo a pé vai até o local do treino ou do jogo, mesmo porque, estão acostumados a "se virar" sozinhos...
    O que a família "futebol de mesa" precisa fazer, é urgentemente, popularizar nosso esporte. Não vai ser fácil concorrer com os PC's e os PSP's da vida... porém... não poderá ser no primeiro desânimo que as coisas devem parar...
    Um bom passo já foi dado... o estado de SP já criou ligas e alastrou o número de clubes pelo interior (Liga do Interior, Litovale, região de Prudente, SJRP) ou seja, o material humano parece estar se organizando... Falta se reciclar.
    Um grande abraço a todos...

    ahhhhhhhhhhh.... e Rafael... uma última coisa, meu irmão... vc é do interior, mas não é jeca... SUGESTÃO É COM "G" e não com "J"... e olha que vc nem é corintiano...

    Valewwwww....

    delete
  • 10:06 PM
    joão pedro says:

    Boa Tio Robson!!
    Acredito que a convivência com o mais belo botonista do Circuito (Tchaka) justifique o pequeno erro do Grandão!!
    HAHAHAHAH!! Cornetei!!

    Valdivia!!

    delete
 

Pro Gol! Copyright © 2011 | Template design by O Pregador | Powered by Blogger Templates