Hoje conversamos com uma das figuras mais simpáticas do Futebol de Mesa nacional, com Ubirajara, o Bira atleta do América.
PG Bira nos fale um pouco sobre sua carreira, e seus titulos?
BIRA : Comecei a jogar bola 12 toques em 1996 aqui no Rio mas sem Federação. Em 99 que me filiei e extinta LIFUMERJ e logo no primeiro ano me tornei campeão carioca, teve gente que falou que eu era imaturo e tal, ai fui campeão no ano seguinte, e voltei a ser campeão estadual em 2004 ai ja nos moldes de SP separado do ranking, com os oito primeiros jogando em pontos corridos. Abertos ja ganhei quase tod0s no Rio , hoje em dia eu sempre fico entre os primeiros, 4 em 2008, 3 em 2009, 3 em 2010 e atualmente estou em segundo.
Mas falando da modalidade 12 toques, tive papel importante aqui no Rio, eu sou fundador da primeira Associação do Rio de Janeiro , a ARFM Associação Rio de Futebol de Mesa, e fui um dos primeiros a jogar o Brasileiro individual em 1999 em São José dos Pinhais. (Antes pelo Rio apenas Servio e Rogerio jogaram em 1998)
Eu lembro como se fosse hoje, quando conheci o Jorge Paulo em um torneio no AFC chamado Inverno Quente em 1997 que quem organizava era o Reynaldo Antunes, ai veio a idéia falei com o Jorge se ele arrumava o espaço , e falei com o Reynaldo se ele bancava pelo menos 4 mesas para a Associação, pronto dali pra frente só alegrias e nem precisa falar mais nada, você pode acompanhar a evolução monstruosa do RJ na modalidade 12 toques com varios campeões brasileiros em diversas modalidades.
Sou fundador do departamento de Futebol de Mesa do America em 2002, e ano que vem o departamento completa 10 anos, e para mim é motivo de muito orgulho fazer parte de um departamento tão vitorioso do AFC.
PG Me conta qual é o segredo da familia América?
BIRA É facil, nos respeitamos muito, somos muito unidos e sabemos que em um grupo, temos pessoas diferentes com defeitos diferentes, por isso procuramos viver em harmonia, sem estresse jogando botão. Mas a grande diferença do AFC para os outros eu diria que é saber perder de cabeça erguida., e ser humilde quando ganhamos, vamos comemorar da nossa forma em outro lugar , e quando perdemos saimos de cabeça erguida para corrigir nossso erros.
O AFC não prioriza só quem joga bem , sempre entrou no América quem mereceu ou quem somasse alguma coisa para o grupo, essa é a marca registrada do AFC.
PG Porque é tão dificil divulgar o nosso esporte nos meios de comunicação?
BIRA Vamos la , em relação aos meios de comunicação é complicado pois o Futebol de Mesa não da retorno algum para os patrocinadores , agora só com pessoas que são do meio e amam o esporte é que poderemos galgar algo mais visivel em relação a midia.
Em relação ao crescimento do esporte acho que falta divulgação nos Shopings que são um dos lugares que tem mais adeptos , nas escolas, em lugares mais abertos ao público pois com certeza tem muita gente (garotada) que queriam jogar mais nem sabem por onde começar ou não são incentivados na prática. O estágio atual do futebol de mesa é esse mundinho nosso somente de quem é o melhor ou de quem ganhou mais e nada de divulgação entre agente não importa mais , temos que se movimentar para divulgar ou então a tendencia é diminuir ou acabar sem renovação nenhuma como vamos continuar o esporte?
Se alguém tiver interesse eu me proponho a ajudar como sempre ajudei o Reynaldo em exibições em Shoping e colégios.
PG O brasileiro de equipes esse ano é no Rio, como vem o América para esse campeonato?
BIRA O América sempre vem forte, temos varios jogadores de nivel excelente e vamos nos preparar para o torneio sempre respeitando as equipes adversárias mais entrando para vencer.
PG Quem é o melhor jogador que você viu jogar?
BIRA olha costumo dizer que contra fatos não ha argumentos , acho que melhor é relativo no entanto considerando os resultados foi o Mauro. Mas destacaria outros três jogadores: Quinho, Robertinho e Jéferson.
PG Aonde pode chegar o Rhaniery, o Menino de Ouro?
BIRA Acho que ele já chegou né rs. O garoto é gente boa e tem bola para chegar mais longe ainda , mas precisa só treinar e deixar de lado os elogios , e jogar como agora que é consagrado nas categorias de base.
Tem muito talento , e tem um diferencial que é ser campeão desde cedo, e isso la na frente faz diferença.
PG Tem alguma mudança na regra, que na sua opinião melhoraria o esporte?
BIRA Na minha opinião são muitos toques, deveria diminuir para 8 ou 9 sendo 2 por botão.
PG Fale sobre essas tres pessoas: Quinho, Fabio Borges e Reizinho?
BIRA: Quinho um dos maiores talentos do futebol de mesa e o jogo mais bonito do Brasil, uma pessoa fantastica, gente boa e honestissimo. Eu conheço o Quinho desde 1999 ele é um cara sensacional , gosto muito dele e torço muito por ele porque ele merece.
Fabio Borges: Nem preciso falar que o Fabio é meu irmão rs, gosto muito do Fabio, convivi com ele em sua pior fase simplesmente por gostar do seu jeito de ser. Fala na cara (as vezes extrapola) mas fala o que sente, é um cara de coração grande , e vive a flor da pele tanto para as coisas boas quanto para as coisas ruins, ele nunca é meio termo, ou faz grandes coisas ou uma merda enorme. Mas é um grande amigo e sempre vou estar ao lado dele , mas com uma condição, nunca vou mentir dizendo que a merda que ele fez esta certa, sempre falando a verdade dando os parabéns quando ele tiver uma grande e nobre atitude. Muita gente não sabe mas o Fabio ja ajudou e ajuda muita gente , ele não só faz merda, faz coisas legais.
Cora estamos juntos.
Reizinho Rei é um cara sensacional, ele é a cara do AFC representa agente em todos os sentidos, é um cara humilçde, batalhador , perseverante demais e tem um carater impar. Agoro falando como amigo admiro e gosto muito do Rei pois ele sabe reconhecer quando erra, tenta sempre ajudar de uma forma ou de outra, e ele é uma referencia no AFC , para o grupo uma pessoa digna e amiga. Rei você é o cara
PG Deixe seu recado?
BIRA Meu recado vai para os amigos que eu fiz no botão, sempre entrei para ganhar os campeonatos, mas consegui ao longo dos anos entender uma coisa muito mais importante , A MAIOR CONQUISTA QUE EU TENHO NO BOTÃO SÃO TODAS AS AMIZADES QUE EU FIZ DENTRO E FORA DO RIO ISSO VALE MUITO MAIS QUE QUALQUER TROFÉU DE QUALQUER CAMPEONATO.
Abraço a todos de coração

O Bira, apesar de meu freguês, é um grande cara... em todos os sentidos.... hehehehehehe.
Agora... se ele é bom MESMO no botão eu não tenho muita certeza, mas que ele é UM MONSTRO na disputa de chope de metro, isso eu posso atestar.
Enorme abraço, mulecão! Você é O cara.
E fala pra cacete... cada resposta é uma bíblia... rsrs
Dudu
Vlw Biroska, amigo pra todas as horas!!! Joga o tanto quanto gosta d botão, ou seja, joga muuuuuuuuiiiiittttoooooo!!!
Vc q é o cara!
Abs
Reizinho