07 abril 2009

Entrevista com Justa

,
Pró Gol procurou Justa, botonista de Primeira linha e mebro da Federação, e ouviu dele seus pareceres sobre o aberto:

Júnior, em primeiro lugar, gostaria de parabenizá-lo pelo blog. Muitos levam tudo a ferro a fogo, mas é fácil reconhecer quando uma matéria é piada, ou quando é séria.
Acho que o blog é extramente divertido e este é um lado que não podemos esquecer no futmesa. Onde está a brincadeira? o lado lúdico? a zoeira? O seu blog diverte, informa e critica também. Por favor,encaminhe este comentário aos "fantasmas" que te auxiliam com as matérias.
Falando sobre o assunto que eu deveria (2º torneio aberto) segue abaixo algumas opiniões, fatos verídicos e algumas viagens...

A organização dos torneios abertos e integrações, são de responsabilidade da FPFM e do clube que o recebe. O clube recebe um crédito na FPFM por organizar o evento. Entenda-se organização como: montagem, limpeza e nivelamento, desmontagem e organização da mesa. A FPFM por sua vez, além do crédito ao clube, oferece uma quantia aos delegados que estão trabalhando muito bem no meu entendimento. Eu e o Eizu não recebemos por ficar na mesa, mas somos apenas dois e um dia ou outro, temos compromissos que nos tiram desta "responsabilidade". No último aberto, infelizmente, houve um erro de informação, pois os pontos ganhos de cada jogador constavam na tabela, mas o fato não foi percebido e a vantagem falada ao microfone foi informada erroneamente. Fato este que poderia ser resolvido, se todos os botonistas tivessem a preocupação de perguntar ao adversário, que na maioria das vezes é um amigo: De quem é a vantagem? Mas não, só olhamos pro nosso umbigo!
Foram compradas 10 mesas novas neste torneio, isto é uma fato que ninguém relatou. Foram comprados 10 cavaletes também, mas os mesmos não ficaram prontos a tempo de serem usados no dia 04/04, infelizmente! e foi louvável o amor pelo esporte de pessoas como o Pinna, Paulão, Guga e o pessoal do CREF, que levaram cavaletes de suas casas para que pudéssemos ter 53 mesas montadas. A FPFM não tinha 53 mesas até uma semana antes do torneio.
Copiando você, se me permite, Chico Jr: O momento é de união!
Li o comentário de muita gente bacana reclamando e falando corretamente. Tem muita coisa a ser melhorada, mas sem a participação de todos nós fica impossível. Eu sempre fui o maior opositor da mesa organizadora, ía lá e metia a boca no cara que estava atrás do computador por qualquer motivo (bolinha, mesa, calor), mas fazendo isso percebi que eu nunca iria melhorar e nunca seria campeão. Foi aí que percebi que teria de parar de reclamar e tentar fazer algo pelo esporte. Começei no meu clube, onde sempre estava lá incentivando o meu próximo e ajudando a todos que estavam iniciando, além de sempre se fazer presente. Os abertos sempre foram ruins, mas ninguém pode criticar o aberto realizado no Corinthians e o sábado no CREF, horários cumpridos, premiação elogiada por todos... Impressora quebra, cartucho acaba, tomada não funciona, mesa empena, cavalete de madeira não tem vida útil longa, bolinha é praticamente impossível de ser redonda (perguntem ao fabricante como é feita uma bolinha) etc etc etc, vamos fazer o quê para solucionar? Vamos nos unir em prol de algo que nos emociona e diverte. Como nivelar uma mesa corretamente? onde armazenar as mesas e transportá-las por um custo que se encaixe no orçamento da FPFM? entre outras dúvidas.
Ou estou errado em afirmar que a puta cagada que aconteceu, seria evitada se 2 dos nossos dinossauros do futmesa, tivessem conversado antes do jogo e não jogar esta culpa nos dois que estavam na mesa?
Capeli, você é um cara sensacional e por quem tenho uma grande afinidade, apesar de péssimo botonista hehehehehe (queeee belezaaa!) e com certeza estava de cabeça quente quando escreveu seu comentário. O Chico é louco, mal caráter é outro cara...
Erramos sim, não dá pra negar, errou a FEDERAÇÂO, errei ao não ficar o dia todo no domingo e errou mesa organizadora, porém, erramos todos nós ao não aceitar uma eliminação, ou uma derrota, erramos ao não aceitar que o esporte tem suas limitações de material de jogo, erramos ao não participar de discussões sobre o que fazer para melhorar uma competição tão legal, quanto um torneio aberto.
O dia em que a FPFM tiver um espaço fixo, poderemos ter cavaletes de ferro, iluminação adequada, ar climatizado, lanchonete decente etc. O que fazer para isso acontecer? O começo deste sonho, com certeza inicia-se com a participação ativa dos botonistas.
Grande abraço.
Justa

13 comentários to “Entrevista com Justa”

  • 10:28 AM

    Justa.

    Gostaria de parabeniza-lo pela entrevista e por todo notório esforço que você vem fazendo a frente da diretoria técnica da federação. Apenas uma questão que eu não concordei com o que você disse, que foi em relação a você e o Eizu estarem presentes no campeonato no dia dos eventos. NA minha opinião isso não se faz necessário nem a presença de vocês muito menos a presença do presidente ou vice, já que o clube que esta sediando tem por obrigação a organização do evento e a disponibilização de gente para delegar o evento e ajudar nas demais atividades. No Meninos por exemplo eu e o Vinicius procuramos não nos inscrever para jogar, pois sabemos que não temos a menor condição de fazer isto, já que estaremos muito mais preocupado com o campeonato do que com o nosso jogo, então preferimos ficar só na organização.

    No caso do ocorrido no CREF na minha opinião o mais grave foi não ter sido respeitado o regulamento, que diz que em casos omissos deverá ser formada uma comissão para decidir o que fazer, a comissão até foi formada mas não teve firmeza para manter a decisão que deveria ser acatada doa a quem doer.

    No mais me coloco a disposição para ajudar no que for preciso, visando o crescimento do nosso amado esporte.

    Parabéns pelo blog Francisco Jr. Acho apenas que você deveria procurar liberar comentários identificados por uma conta google, ai evitaríamos estas pessoas covardes que se escondem atrás dos nomes de outras pessoas.

    delete
  • 10:50 AM
    Anônimo says:

    É Justa, vc está próximo de receber a "Ordem do Rio Branco", concedida aos diplomatas natos.
    Muito feliz o seu texto.
    Comigo isso jamais acontecerá, pois sou muuuuuuuuito mais ignorante e falo tudo que se passa pela minha cabeça... para o bem e para o mal.
    Antes de qualquer coisa, agradeço a cada comentário da matéria anterior. Gosto de gente que dá a cara pra bater, que se coloca, expôe sua opinião.
    Detesto bunda mole, gente que se esconde, que erra por omissão ou covardia.
    Gosto de quem não foge da polêmica, pois eu não costumo fugir... e de trouxa, eu só tenho a cara... só pra avisar pra quem não sabe!
    Muitas das críticas eu não concordo, assim como não concordaram com o que eu disse, mas é isso aí...
    Meu único foco não foi esquivar o Fundação das tragédias ocorridas, mas deixar claro que nem todas as falhas são de nossa responsabilidade.
    Falhas comuns, inerentes à todos os abertos, pareciam que eram nossa exclisividade... Mas tudo bem, cada um pensa de uma forma.
    Eu realmente escrevi meu comentário de cabeça quente - como sempre - e reconheço que peguei pesado com o Jr, deveria ter xingado ele de outra coisa... "mal caráter", ele não merecia.
    Esclareço apenas que, desabafei da forma que fiz, exatamente por considerar o Jr um "amigo da casa", alguém que poderia ter nos perguntado muitas das coisas que foram escritas como falhas. Fatos como a disposições das mesas, os cavaletes improvisados, as descaídas de mesas e até a chuva... não podem ser atribuídas como falhas nosssas!
    Já bastam as falhas que cometemos e assumimos.
    Só que não vou assumir o que não é de minha responsabilidade...
    E ele tinha toda a liberdade para conversar comigo ou com o Eizu e deixar seu texto para comentar apenas as cagadas de nossa responsabilidade exclusiva.
    Mas, é isso aí.
    Lamento que tenha sido tão ruim o nosso aberto, pois nos esforçamos demais no final de semana... com poucos caras, fizemos o melhor para receber os amigos. Sabemos que é fácil sentar na frente do computador e esculhambar com a porra toda, difícil é dormir 8 horas no final de semana inteiro, ficar de sexta à domingo "internado", trabalhando para todos jogarem e tudo de graça, por amor ao Futmesa.
    Tudo isso contou na hora do meu desabafo.
    Só quem já sediou um aberto na vida, sabe o trabalho que dá e posso assegurar a todos que nada, nunca, está bom... todo mundo que perde terceiriza (inclusive eu!!)... A culpa sempre é da bola, da mesa, da descaída, do cavalete improvisado e até da chuva... mas beleza... como disse, respeito a opinião de todos, assim como espero que respeitem a minha.
    Junior, retiro o mal caráter... Prefiro te chamar de bixa!!
    Espero que nossa amizade não fique comprometida por isso.
    Se existe uma coisa positiva nisso, é que eu não falei pelas costas, não peguei no telefone para fazer o seu "vodú" por aí... eu falei - mesmo errando - na sua cara.
    E pra terminar, lamento por quem não tem culhão de assinar o que escreve... Eu tenho!

    Abs
    Cappelli

    delete
  • 12:25 PM
    Faccio says:

    Boa! É isso chega de briga, vamos parar de reclamar e discutir e vamos jogar botão!
    Só tenho uma coisa a dizer.......
    Ronaldo!

    delete
  • 12:32 PM
    Alberto - MFC says:

    Pros anonimos:
    Não é dificil, é só assinar o nomezinho, não dói nada... tão com medo de quê???
    Boa Jean. Desabafou, falou o que devia e o que não devia, reconheceu quando exagerou, mas teve a virtude de reconhecer o erro. Voce é o cara.

    ALBERTO-MFC

    delete
  • 1:24 PM
    Alagoas says:

    Boa Justa.... Boa Capelli... Boa Tadeu e Elias nos comments passado.
    Concordo com tudo o que vocês disseram. Por partes:

    - Reitero o que disse no comentário passado, e que pouco difere do que foi dito pelo nosso "diplomata" Justa. E foi pelo mesmo motivo, até meio que de comum acordo, que resolvi também ajudar na FPFM. Com certeza ele vai errar, assim como eu, assim como todos que não tinham experiência nenhuma ao tentar colaborar com a federação. Mas algo está sendo feito, existe a tentativa de mudar, de melhorar, de progredir. Seria fácil deixar tudo como estava e falar que sempre foi assim. Quem tenta, acerta e erra. E como disse o Justa, e eu no comentário passado, queremos a ajuda de todos. Com críticas, sugestões, ideias etc.

    - Capelli. Boa. Vc tem razão em tudo o que escreveu agora. E estava certo em essência anteriormente, mas como comentei, sabia que vc estava de cabeça quente e exagerou. Reconhecer os erros faz parte das atitudes de um grande homem. Parabéns. Vc conquistou mais de minha admiração.

    - Tadeu. Gostei muito de suas palavras, e se marcar a reunião num boteco estarei lá por todos os motivos possíveis, nesse caso. Se vc tiver tanto neurônio quanto pelo, vc ajudará demais... hehehehe.

    - Elias. Nada como a voz da experiência acumulada ao longo de seus 148 anos de botonismo. Vc é sensacional!

    Abraços a todos, inclusive os mal-caráteres (desculpem... não resisti a essa... rsrsrsrs).

    delete
  • 5:54 PM
    Bolla says:

    Capelli, eu tinha certeza que você iria reconhecer que pegou pesado com o Francisco Jr.
    E mais sensacional foi você chamar ele Bixa!!!!
    Parabéns por tudo meu irmão!!!

    Fabio Bolla

    delete
  • 7:51 PM
    Mauro Figueiredo-SJudas says:

    Seus boiolas.
    Tenho acompanhado as opiniões do blog (que eu não conhecia). Acho que agora está calmo.
    Jr., vc é bicha mesmo, mas o blog é fantástico. Capelli também é bicha, mas, apesar de conhecê-lo há pouco, é irmão. Tenho certeza que, se erros houve, não foi por falta de empenho da gente do Fundação.
    Fiquei um tempo longe, também por causa destas coisas pessoais que ocorreram no aberto. Se a gente visse o botão como o lugar para encontrar os amigos, tomar uma e se divertir, talvez fosse melhor. Pena que ainda tenha gente que ache que ganhar um jogo ou campeonato vale mais do que isso.

    J. Lito

    delete
  • 7:51 PM
    Mauro Figueiredo-SJudas says:

    Seus boiolas.
    Tenho acompanhado as opiniões do blog (que eu não conhecia). Acho que agora está calmo.
    Jr., vc é bicha mesmo, mas o blog é fantástico. Capelli também é bicha, mas, apesar de conhecê-lo há pouco, é irmão. Tenho certeza que, se erros houve, não foi por falta de empenho da gente do Fundação.
    Fiquei um tempo longe, também por causa destas coisas pessoais que ocorreram no aberto. Se a gente visse o botão como o lugar para encontrar os amigos, tomar uma e se divertir, talvez fosse melhor. Pena que ainda tenha gente que ache que ganhar um jogo ou campeonato vale mais do que isso.

    J. Lito

    delete
  • 10:22 AM
    Elias says:

    Não estranhem : o Dr. Mauro Figueiredo assina, sempre, como JOSELITO = animal irracional, cavalo, grosso, estúpido , só sabe dar tapão, etc.
    Só o SJ aguenta ficar com ele (rsrsrsrsr).

    delete
  • 6:28 PM
    Dudu says:

    Pode falar a verdade, Elias: Nem o São Judas aguenta esse lixo!

    E o bom de falar mal do Doutor é que falando ou não eu vou apanhar... hahah

    Edu Santos (futuramente com costelas partidas)

    delete
  • 1:03 AM
    Bolla says:

    Minha idéia, já passada para o presidente Farah, é que se crei uma comissão permanente de eventos com seis ou oito botonistas. Esta comissão estará responsável por todas competições individuais.
    Com oito integrantes, o que seria o ideal, daria para dividir tarefas, dias de competição e etc.
    Dessa maneira teríamos uma estrutura para tentar fazer a coisa rolar da melhor maneira possível.
    Pois também não é justo apenas o eizu e o Justa ficarem tomando cnta dos abertos. Como não é justo também o botonista não poder jogar o aberto como fizeram o Denis e o Vinícius no Meninos. Com a comissão de eventos e a ajuda dos botonistas do clube sede, tenho certeza que daremos um passo bacana em direção de diminuirmos erros e confusões.
    Agoram só faltam sete botonistas. Eu já tenho um cargo nessa comissão de eventos.
    Abs
    Fabio Bolla

    delete
  • 11:01 AM
    ALBERTO-MFC says:

    Os anonimos sumiram...
    KKKKKKKKKKKKKKK!!!

    Alberto-MFC

    delete
  • 12:21 PM
    Anônimo says:

    Boa Justa!!Boa Cappelli, o dificil ñ é errar, mas sim reconhecer o erro..
    Parabéns!! Vc é o cara!!!

    Anônimos!!!Assinem, ñ sejam covardes...

    João Pedro (Valdivia)

    delete
 

Pro Gol! Copyright © 2011 | Template design by O Pregador | Powered by Blogger Templates